filmes

10 filmes sobre pesca

A pesca foi uma das primeiras atividades do homem, como forma de obter alimento.
Hoje a pesca constitui uma importante atividade econômica, em escala industrial, para subsistência ou mesmo como lazer ou esporte.
Esta lista traz 10 filmes sobre o tema, com diversos tipos de pescarias, desde as tradicionais até as esportivas.

1. Num Lago Dourado
Um casal de idosos – Henry Fonda e Katharine Hepburn – recebe a visita da filha – Jane Fonda – para o aniversário do pai em sua casa de campo. A filha vem com o noivo e o filho adolescente dele, que ela deixa aos cuidados dos pais para poder viajar pela Europa. O garoto não gosta da ideia e sua relação com o velho fica difícil. Até que eles resolvem sair para pescar no lago em frente à casa, em busca de um grande peixe que lá vive. A pescaria acaba unindo e servindo de lição para ambos. Um belo drama de 1981, ganhador de 3 Oscars: ator, atriz e roteiro.

2. Alamar
Um garoto de cinco anos, filho de pai de origem maia e mãe italiana, sai com o pai numa pescaria em mar aberto até os Bancos de Chincorro no México. Um filme raro. Com apenas uma câmera HD e um operador de áudio, o cineasta Pedro González-Rubio retrata de forma fluente a relação de pai e filho com a natureza e os costumes de seus ancestrais na pesca. Lindas imagens e emoções verdadeiras.

3. Nada é Para Sempre
A história de dois irmãos – Brad Pitt e Craig Sheffer -, filhos de um reverendo no interior de Montana no começo do século XX, que pouco têm em comum além do amor pela pescaria com mosca – fly fishing – nos belos riachos da região. Merecido Oscar de melhor fotografia para Philippe Rousselot, num lindo filme dirigido por Robert Redford.

4. Mar em Fúria
George Clooney é o capitão de um navio pesqueiro que, no verão de 1991, saiu para uma área de pesca no Atlântico Norte e acabou pego por uma rara e imensa tempestade. Baseado em fatos e personagens reais, o filme de Wolfgang Petersen é angustiante e impressionante.

5. O Velho e o Mar
No mar de Cuba, um velho pescador – Spencer Tracy – está numa maré de azar, há 84 dias sem pegar um único peixe e seu pupilo acaba forçado pelos pais a mudar de barco, onde já na primeira semana pesca três bons peixes. No 85º dia, o velho pescador sozinho pega um enorme marlim de mais de 700kg, que arrasta seu barco para alto mar. Um clássico de 1958, baseado na obra-prima de Ernest Hemingway.

6. Moby Dick
Outro clássico da literatura – este de Herman Melville – transposto inúmeras vezes para o cinema, mas a versão de 1956, dirigida por John Huston, com roteiro de Ray Bradbury é a definitiva. conta a história do capitão de um navio baleeiro obcecado em capturar uma grande baleia branca que um dia o atacou e desfigurou. em sua busca insana, coloca em risco a tripulação que se amotina. um filme poderoso até hoje!

7. Tubarão
Quando um enorme tubarão começa a atacar banhistas numa movimentada praia, o chefe de polícia, um cientista e um velho marinheiro saem à sua caça. A primeira grande produção de Steven Spielberg, com trilha marcante de John Williams. Um excelente suspense que marcou uma geração.

8. Amor Impossível
Ewan McGregor é um cientista especializado em peixes, que é escalado pelo governo inglês para atender o desejo de um sheik de povoar os rios do desértico Yemen com salmões, para que pudessem ser pescados por lá, uma missão improvável em que é acompanhado por uma consultora financeira – Emily Blunt – por quem eventualmente irá se apaixonar. Uma simpática comédia romântica.

9. A Baía do Ódio
Numa cidade pesqueira do golfo do Texas, os pescadores locais entram em atrito com um grande fornecedor de camarões que contratara trabalhadores vietnamitas, provocando o ódio racial, a começar por um dos líderes dos pescadores – Ed Harris – veterano da guerra do Vietnã. Um bom filme dirigido por Louis Malle.

10. The Cove, a Baía da Vergonha
Um documentário chocante, ganhador do Oscar, é sobre um grupo de ativistas que investiga uma comunidade de pescadores japoneses, dedicada a caçar golfinhos, matando cerca de 23.000 deles todos os anos. Causou protestos no Japão, não pela caça ilegal, mas por denunciá-la.

Menções honrosas: Caiçara, Neve sobre os Cedros, Marujo Intrépido, Dois Velhos Rabugentos, Chegadas e Partidas, Pescando Confusão

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailfacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
zagaia10 filmes sobre pesca